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Night Order
“O termos este enorme fluxo de imagens significa que somos incapazes de prestar atenção. Somos incapazes de nos emocionarmos com as imagens. As estórias têm de ser extraordinárias, hoje em dia. Porque as estórias simples... Já não as conseguimos ver.”
Wim Wenders, realizador de cinema (em “Janela da Alma”, filme de JARDIM, João e CARVALHO, Walter, Brasil, 2001)“Night Order”é um projecto de análise da concepção e prática sobre a iluminação do fotografado, contrariando a concepção da sobre-iluminação da chamada “Noite Americana”. Para isso fotografa, com um mínimo de luz natural, locais que não estão saturados dessa luz, caso de concentrações urbanas do Alentejo, rodeadas pela charneca escura, mas onde a luz artificial, nocturna, se propaga como um incêncio local; e um espaço urbano na Finlândia, onde o deficit de luz natural e a ausência de iluminação suplementar não impede que as imagens surjam com grande definição e clareza. Paralelamente, o autor reflecte sobre o problema do excesso/carência de informação associada às imagens.
Texto do Centro Português de Fotografia (CPF)10 Impressões em duratrans, colocadas em caixa de luz (caixas de alumínio, pintadas em preto matte) | 120x100cm | Edição 2+PA
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Night Order
“Having this enormous flux of images, means that we are incapable of paying attention. We are incapable of getting emotionally involved with the images. In our days, the stories have to be extraordinary. Because, simple stories… We can no longer see them.”
Wim Wenders, film director (in “Janela da Alma”, film by JARDIM, João e CARVALHO, Walter , Brasil, 2001)“Night Order” is a project of analysis of the conception and practise on lighting of the photographed subject, contradicting the conception of the over lighting of the so called “day for night”. To do so, the images are produced, with a minimum amount of natural light, of places that are not saturated by that light. That’s the example of the urban concentrations in Alentejo (south of Portugal), surrounded by dark “penumbras”, but where artificial night light spreads as a kind of a local fire. Also another urban place in Finland, where the deficit of natural light and the absence of supplementary lighting does not prevent the images of being very clear and well defined.
Parallel to these matters, the author questions the problem of excess / absence of information associated to the images.
Text from the Portuguese Center of Photography10 Prints on transparent paper (duratrans), mounted on lightbox (aluminium boxes, painted in black matte) | 120x100cm | Edition 2+AP